(11) 2110.7300

Como a economia influencia no mercado imobiliário?

20 de maio de 2021

Como a economia influencia no mercado imobiliário?

Sabe-se que a inflação e todas as taxas acerca de investimentos imobiliários são as mandantes em todo o mercado. Mas você saberia dizer exatamente o que interfere? Qual o processo? Os significados dos termos?

Continue lendo para entender melhor como a economia influencia no mercado imobiliário.

Entenda os principais termos

Mais do que saber como funciona o mercado imobiliário e a relação com a economia do país, é necessário deixarmos alguns termos claros, para que sua compreensão seja completa. Correto? Então vamos lá:

Inflação – Pode-se afirmar que a inflação representa a alteração, ou o aumento, do valor de um bem ou serviço dentro de curto a médio prazo.

Selic – é a taxa básica de juros. Usada como principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Tem grande impacto nas taxas de juros de empréstimos, aplicações financeiras e nos financiamentos.

Quais são os fatores que impactam

A inflação impacta diretamente na alta e baixa da taxa Selic e, por ser a taxa básica de juros, é ela quem comanda o avanço e retração do mercado imobiliário.

Veja bem, pela compra de um imóvel ser considerada um investimento a longo prazo, para aquecer este mercado é necessário que a sociedade se sinta segura para realizar a compra. Ou seja, é preciso que a taxa de emprego esteja alta e o poder de compra também.

Além disso, é preciso considerar os reajustes anuais. Novamente, por se tratar de investimento a longo prazo, podem ocorrer oscilações de taxas durante o período. Sej por mão de obra, custo dos materiais de construção ou por oscilações do mercado impactando as empresas envolvidas.

Por essa razão, as pessoas se sentem ainda mais preocupadas em depender de crédito imobiliário ou de se manterem empregadas no decorrer do tempo do financiamento ou de pagamento das parcelas da aquisição.

Com a inflação reduzida, a taxa Selic também se retrai e as condições de financiamento são facilitadas. Dessa forma as instituições financeiras acompanham essa tendência e atuam de forma a reduzir as taxas de juros que possuem.

O resultado é uma vantagem ao consumidor final, que se sente mais seguro ao investir em um imóvel com menor impacto no orçamento próprio.

Alto e altíssimo padrão com o melhor custo-benefício: GNG Engenharia

Há duas décadas a GNG traz como principal objetivo construir não apenas obras, mas transformar histórias e, tijolo por tijolo, entregar confiança, credibilidade, inovação e parceria aos nossos clientes.

Temos empreendimentos de alto e altíssimo padrão com o melhor custo-benefício no segmento. Venha conhecer o GNG Fast, GNG Building e GNG Unique.

Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer a você