A inteligência artificial vem dominando muitas áreas de atuação, seja para facilitar o trabalho de alguns setores econômicos ou para otimizar o dia a dia de uma parcela da população diretamente impactada pelas novas tecnologias.
No setor da Construção Civil não é diferente. De acordo com a pesquisa “O impacto da IA no mercado de trabalho”, realizada pela consultoria norte-americana DuckerFrontier, a pedido da Microsoft, até 2030 a adoção máxima da Inteligência Artificial pode impactar no crescimento de 42% de novas vagas no setor da Construção Civil no Brasil.
Mas, para além do aumento de profissionais no setor… como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar os processos e projetos da Construção Civil?
Continue a leitura e confira!
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é um campo que se relaciona com diversas aplicações em máquinas, como computadores, sistemas industriais, celulares, tablets, dispositivos eletrônicos, assistentes de voz, alto-falantes, redes sociais, carros autônomos, jogos, chatbots e muito mais.
Na prática, a Inteligência Artificial também está relacionada a um conjunto de programações que permitem que as máquinas recebam o mínimo de informações e instruções de humanos, para que operem “sozinha” pelo maior tempo possível.
Uma das principais tecnologias usadas pela Inteligência Artificial é a Machine Learning, em que o sistema está em constante aprendizado através de algoritmos e um grande volume de dados.
Como aplicar a Inteligência Artificial na Construção Civil?
Dentro da Construção Civil, existem muitos meios de utilizar a Inteligência Artificial, seja no atendimento ao cliente (através de chatbots) ou no canteiro de obras.
Lembra que falamos sobre um grande volume de dados que os algoritmos estão sempre aprendendo? Então, na construção de um empreendimento, a Inteligência Artificial pode ser uma aliada na coleta e processamento desses dados, com softwares que monitoram e fazem observações precisas de informações relevantes para os projetos.
Além disso, existem robôs que fazem o trabalho de monitorar a atividade no canteiro de obras para verificar a segurança no local e averiguar se todos os trabalhadores estão usando equipamentos de segurança.
SAIBA MAIS -> Construção Inteligente: como construir de forma otimizada e prática
Confira outras formas de aplicar a Inteligência Artificial na Construção Civil:
- Desenvolvimento imobiliário
Através da Inteligência Artificial, por exemplo, é possível visualizar um projeto ou até mesmo um prédio inteiro a partir da combinação de algumas variáveis.
A empresa Autodesk fez isso com o projeto da sua sede, no Canadá. A partir da configuração de algumas variáveis, como a incidência do Sol, eles criaram o layout do prédio para decidir o melhor projeto.
- Redução de erros e retrabalhos
A identificação de padrões difíceis de detectar pelo olho humano se torna de fácil visualização com o uso de um equipamento inteligente.
Com o uso de um software de reconhecimento de imagem, por exemplo, é possível reduzir erros, melhorar a qualidade da obra, além de economizar tempo e dinheiro para identificar defeitos e fazer a substituição de qualquer equipamento.
- Monitoramento da integridade estrutural
Monitorar a saúde do empreendimento é essencial durante a sua construção, para se certificar de que tudo está sendo feito conforme o planejado.
O monitoramento da saúde do empreendimento pode ser feito através de sistemas inteligentes, como sensores, que fazem a medição periódica do edifício, avaliando a vulnerabilidade da estrutura.
- Gestão do processo de construção
Robôs baseados em Inteligência Artificial podem ser equipados com câmeras para se mover pelo canteiro de obras e captar imagens 3D. Auxiliadas por redes neurais, é possível comparar as imagens com dados e informações do modelo BIM.
Aqui no blog da GNG já conversamos sobre o modelo BIM – Building Information Modeling, lembra? Acesse aqui!
Os robôs também podem fazer outras atividades como traçar as fundações, construir paredes, fazer escavações, construir elementos complexos, entre outros.
Entre as principais vantagens de utilizar robôs para fazer a gestão do processo de construção:
- Melhorar a eficiência
- Aumentar a segurança
- Reduzir os custos do projeto
- Possibilitar que os colaboradores estejam concentrados em atividades menos desgastantes e repetitivas
- Previsão da resistência e eficiência técnica do cimento
O segmento de cimentos tem obtido resultados relevantes devido ao uso da Inteligência Artificial, como a previsão de respostas para a resistência final do concreto em apenas três dias.
Ao utilizar a Inteligência Artificial no canteiro de obras, é possível construir empreendimentos de mais qualidade e fazer uma gestão assertiva do projeto.
Quer saber mais sobre a área da Construção Civil? Acesse mais conteúdos no blog da GNG!